quarta-feira, 28 de maio de 2014

A Copa está chegando e a Gatorade inovando :)



Pode parecer estranho falar de futebol em um blog de corrida, mas como todo corredor de longas distâncias não vive sem o seu isotônico, a informação é pertinente! 


Nesse post tem um pouco de tudo, lançamento, inovação em pesquisa para rendimento esportivo e um pouco da história por trás da marca Gatorade.

Faltando poucos dias para a festa começar a Gatorade divulga a Fórmula do Craque e apresenta os novos sabores batizados de Força (Framboesa) e Ousadia (Manga). Os novos sabores foram escolhidos por fãs, em uma ação que rolou na Fanpage oficial da Gatorade, onde os fãs apontaram estas como sendo as maiores características da nossa seleção. 

O lançamento não leva o nome Fórmula do Craque só por causa da Copa não, ele surge no mercado após dois anos de estudos com a Seleção Brasileira e o resultado foi à elaboração de fórmulas individuais para cada atleta, visando otimizar a hidratação, nutrição e desempenho,  e um aprendizado enorme para a Gatorade sobre futebol.

A Fórmula de Craque é composta por maltodextrina e sacarose e é essa combinação de carboidratos que faz com que os benefícios da bebida sejam mais rapidamente utilizados pelo nosso corpo.

O lançamento chegou ao mercado no início do mês. Alguém já provou e aprovou os novos sabores?

Curiosidades sobre o estudo com a seleção brasileira ... 

Após dois anos de estudos com o laboratório GSSI (Gatorade Sports Science Institute), nos Estados Unidos, a Seleção foi beneficiada com um projeto que visa fazer a diferença na preparação dos jogadores.

A partir do resultado da pesquisa, que avaliou o estado de hidratação, a composição do suor e o volume de líquidos que cada jogador perdia durante jogos e treinos, foi possível desenvolver o isotônico personalizado para cada jogador que fizeram uso durante o treinamento, jogos da seleção e até mesmo no período dedicado aos seus clubes.

A tal fórmula personalizada possui um sistema de rastreamento de hidratação desenvolvido pelo GSSI que possui uma garrafa personalizada com o nome do jogador no topo e um chip que monitora hidratação, carboidratos e eletrólitos, ajudando os jogadores se manterem hidratados, maximizando o desempenho e recuperação. As informações podem ser acessadas pela comissão técnica através de um tablet.

Nesse processo os atletas são pesados antes do treino e seus pesos são adicionados ao sistema. Durante o treino ou um jogo, os jogadores têm de beber suas formulas personalizadas das garrafas, que possuem seu nome no topo e um chip. A comissão técnica pode, assim, monitorar o consumo de cada jogador em tempo real e também ajustar o nível de hidratação, com base em perfis pré- testados dos atletas. Depois dos jogos, os jogadores são pesados novamente e o ciclo se torna contínuo, de modo a otimizar hidratação, nutrição e desempenho.


Um pouco sobre a história da GATORADE® 

Vocês sabiam que a GATORADE é líder mundial do mercado de isotônicos, com aproximadamente 70% de participação no mercado brasileiro de bebidas esportivas?

A marca foi criada por quatro cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. As pesquisas começaram após o técnico do Florida Gators, equipe de futebol americano da universidade, ter pedido algo para melhorar o desempenho dos atletas durante os jogos.

Uma fórmula experimental foi criada e deu certo. Em um jogo do time de base, os jogadores passaram a partida toda se hidratando com a poção e venceram. A bebida foi testada mais uma vez no time principal e funcionou novamente, e não parou mais de vencer.

A mistura que era feita de água, sais e carboidratos tinha sabor desagradável e por isso, durante os testes, suco de limão foi acrescentado à fórmula. O nome da marca surgiu da junção de GATORs + limonADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário