segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ROTA DE TREINO: RIO DE JANEIRO - ZONA NORTE E ZONA OESTE

Essa dica deveria ter sido publicada no final do mês passado, mas por algum motivo que eu desconheço a opção de programar a publicação de um post não funcionou no blogspot. 

O 1º post desse tema pode ser lido aqui e contou com o TOP 5 dos bairros da Zona Sul como rota de treino, sendo eles: Copa, Leme, Ipanema, Leblon e a Lagoa Rodrigo de Freitas

Para o segundo post dessa série resolvemos abordar o TOP 5 (que está mais para TOP 7, presente de Natal para os leitores ;) da Zona Norte e a Zona Oeste

Esperamos que nossos amigos e leitores sejam surpreendidos positivamente com mais algumas opções de turismo e corrida na Cidade Maravilhosa :) Nós só não conhecemos de perto a pista nova do Maracanã, tá na lista ;) 
 

Quinta da Boa Vista (São Cristovão)

Ao visitar a Quinta da Boa Vista, além de correr, você poderá visitar o Museu Nacional de Arqueologia e Antropologia que está instalado no local do Paço da Imperial Quinta de São Cristóvão ou, como também é conhecido, Palácio de São Cristóvão. Criado por Dom João VI o palácio já foi residência da Família Real Portuguesa e Brasileira, além de ter abrigado a  1ª Assembléia Constituinte Republicana (que resultou na transição do Império para a República). E ainda existe o Zôo, né? Programa bom para quem tem filhos!

Com certeza você já estudou sobre isso, mas achei interessante relembrar e repassar aqui neste espaço um pouco da história que existe na Quinta da Boa vista. 

Pelas fotos abaixo vocês perceberão que o lugar é lindo! Ao chegarmos cedo temos a companhia de corredores e moradores locais aproveitando a beleza do percurso, além da calmaria e sombra das inúmeras árvores. Não achamos inseguro e tem estacionamento no local. Você ainda pode aproveitar as subidas do local e variar o percurso: asfalto, terra batida ou grama.

Se preferir usar o transporte público basta seguir de metrô até a estação Central do Brasil e de lá pegar um trem para estação de São Cristóvão que te deixará bem ao lado da Quinta da Boa Vista, que funciona diariamente, das 7:00h às 18:00h. 

Clique aqui para visualizar esta rota.
* Imagem reproduzida do Pinterest utilizando a busca: Quinta da Boa Vista

Maracanã (Tijuca)

O Maracanã foi reformado para a Copa e ganhou uma pista de para que os moradores pudessem correr e andar de bike em seu entorno. Eu não sei ao certo se a obra foi totalmente finalizada, mas tenho amigos que costumam treinar por ali. Taí uma boa oportunidade para unir a corrida com outra paixão, o futebol. Clique aqui para obter mais informações sobre o Maracanã. 

O Percurso o Map My Run ficou em 1.94km.
 
* Imagem reproduzida do Pinterest utilizando a busca: Maracanã

Floresta da Tijuca - Tijuca

A Floresta da Tijuca é outro pedaço do paraíso para quem curte uma senhora subida e é onde tem um do visuais mais incríveis do RJ e, porque não, um ótimo local para um treino pelas trilhas. Se for correr por ali fique atento aos carros e aos ciclistas, é um local bem movimentado e com espaço para todas as tribos, mas evite mudanças bruscas de direção e/ou cruzar a pista em uma das muitas curvas do percurso.

São tantos pontos de partida para chegar até a Vista Chinesa ou até a Mesa do Imperador, que fiquei pensando em como poderia montar uma rota simples no Map My Run. Resolvi que seria mais simples usar a Lagoa, tendo como referência o Clube Piraquê (próximo ao Jóquei). Acho que dessa forma ficou mais simples! 

Lembrando que a subida é pesada e ida e volta neste percurso totalizaria pouco mais de 13km. Se for iniciante, ou estiver no RJ para alguma prova, sugiro que faça a subida caminhando e curtindo o visual com bastante calma ;) Clique aqui para maiores informações sobre o Parque Nacional da Tijuca, horário de funcionamento, linhas de ônibus e etc

A Floresta da Tijuca voltará a ocupar destaque no blog, talvez façamos um top 5 somente sobre ela e seus inúmeros trechos e possibilidades.

A subida pela estrada conta com muito verde, sombra e silêncio!
Existem também várias opções de trilhas, nunca fizemos. 


Sentiu calor? Refresque-se na Cachoeira das Almas **
Vista Chinesa, um dos melhores locais para se contemplar o RJ.
Vista da Mesa do Imperador
Clique aqui para visualizar esta rota.
* Imagem reproduzida do Pinterest utilizando a busca: Floresta da Tijuca, Vista Chinesa e Mesa do Imperador
** Imagem reproduzida deste site

Parque Natural Municipal BOSQUE DA BARRA

O Bosque da Barra é uma excelente opção para treinos onde precisamos variar o terreno, a pista é de terra batida. O local é lindo, calmo e frequentado principalmente pelos moradores da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e arredores. Depois do treino sugerimos uma esticada até o próximo local de treino desse post (Barra da Tijuca) para um belo mergulho refrescante no mar.

Cabe ressaltar que o parque está fechado às segundas-feiras, a entrada é gratuita e o horário de funcionamento vai das 7:00 até as 17:00 (Site).
 
ATENÇÃO: É proibido alimentar os animais!
Clique aqui para visualizar esta rota.
* Imagem reproduzida do Pinterest utilizando a busca: Bosque da Barra

Recreio dos Bandeirantes x Reserva x Barra da Tijuca (3 em 1:)

Muitos turistas ou até mesmo cariocas (acreditem!) não conhecem as belezas da Zona Oeste. Aqui segue mais um roteiro imperdível para quem estiver de passagem pelo RJ. 

Normalmente quem faz a Maratona do RJ opta por ficar hospedado na Zona Sul (a chegada da prova é no Aterro do Flamengo), mas tenho percebido que alguns corredores estão optando por se hospedar na Barra, o visual por si só já entrega o motivo de tal preferência, e estar por lá evita o transtorno de acordar cedo demais para a largada da prova que acontece no Recreio dos Bandeirantes. 

Os três trechos possuem ciclovia compartilhada, mas existe uma segunda opção que é correr pela areia ;) O trecho do Recreio tem aproximadamente 3km, o trecho da Reserva tem aproximadamente 8km e o trecho da Barra tem aproximadamente 7km.
Recreio dos Bandeirantes (Pontal)
Praia da Reserva
A vista da praia ao fundo e a Lagoa de Marapendi em 1º plano.
Barra da Tijuca
A pedra do Gigante adormecido ao fundo, seguindo em frente chegamos ao Pepê.
Percurso de 18km, ótimo para os treinos longos ou para um passeio de bike.
Clique aqui para visualizar esta rota.
* Imagem reproduzida do Pinterest utilizando a busca:Recreio dos Bandeirantes, Praia da Reserva e Barra da Tijuca



É isso pessoal, mensalmente o Correndo na Viagem trará novas dicas sobre os TOP5 do RJ. Faltando escrever sobre o Novo Mundo, Paineiras e Parque da Cidade, dicas dos amigos que correm: André (96 pés), Victor (Corrida Urbana) e André (André e o tênis).

3 comentários:

  1. Salve Drica.
    Que belas paisagens o Rio proporciona.
    Dá vontade de largar tudo e ir aí "só treinar" rsrs

    ResponderExcluir
  2. Adriana,
    Ótimas dicas mesmo, principalmente para quem é de fora.
    A pista do Maracanã está praticamente concluída, falta apenas um pedaço pequeno devido à desistência da implosão do Museu do índio. Mas este pedaço não chega a comprometer pois é possível percorrê-lo facilmente em uma pista nivelada de cimento.
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Drica Queridaaa, quanto local bacana para se correr.
    Esses seus post são ótimos. Estão nos meus favoritos!!
    beijo giga e obrigada pelo carinho e apoio comigo no blog.
    Desejo um 2014 maravilhoso pra ti e o Sérgio. Vai ser top!!!

    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir