domingo, 29 de maio de 2011

29 Maio 2011 - Fatos e Fotos

Hoje o post tem alguns relatos ótimos e outro meio dramático, já explico.

Saímos para correr as 10 Milhas Mizuno e eu estava certa de que faríamos ainda mais bonito do que na última prova de 10 Milhas da Puma. Não sei se foi excesso de confiança, não sei se tenho uma bronquite alérgica que me atrapalha nos dias mais frios, só sei que quase quebrei (e não foi o meu recorde pessoal).

Antes do relato gostaríamos de ressaltar a excelente organização da prova. 
A Mizuon utilizou a Perimetral, assim como foi feito nas 10Milhas Puma, e tb dividiram os participantes das três distâncias em percursos distintos (2,5 - 5 - 10 Milhas). A largada foi pontual e sem atropelos, postos de hidratação (acho que a cada milha, sem exagero) com opção de água natual e gelada, gatorade e no final uma linda e enorme medalha sem precisar destacar o canhoto que insiste em não sair depois da prova. Faremos novamente em 2012!
Vamos aos relatos:

Will também participou da prova e fez um tempo excelente. Ele correu 2,5 Milhas e fechou em 19min - 04:44 min/km. Garoto veloz e preguiçoso, poderia ter feito 5Milhas. Pô Will!

Leo, nosso coelho kamikaze, nos acompanhou até 5k. Depois da prova ele nos contou que fechou 10k em 55min, mas precisou diminuir um pouco o ritmo até chegar nos 16k. Mesmo diminuindo ele fechou dentro do que planejou, 16k em 1h40min. Parabéns Leo! A Meia será moleza!

Sergio, meu marido e companheiro de todas as provas, me acompanhou até 10k. Eu disse para ele que não estava em condições de terminar a prova, ainda estou tentando entender o motivo desse desempenho tão sofrível, ele aceitou meu apelo e seguiu sozinho. Ainda consegui acompanhá-lo durante alguns metros depois dos 10km, mas ele foi se distanciando aos poucos. Ele continuou correndo sem saber se eu terminaria no meu ritmo, ou se abandonaria a prova, e combinou de me encontrar na placa de 6Milhas.

Tirei forças sei lá de onde e foquei nas 10 Milhas.
Pensei na Meia Maratona, no Sergio falando sobre nossa rotina de treinamentos durante os 10kms de hoje em que ele me acompanhou e me motivou, em todos os kms rodados até hoje, e decidi continuar. Na verdade, acho que nem pensei muito, só continuei e tentei fazer o meu melhor.

Passei a placa de 6 Milhas, a de 7Milhas e depois disso chorei ... chorei tanto que perdi de vez a respiração e não conseguia mais correr, só caminhar e chorar. Chorei tudo que podia, um choro doído e com direito a dor no peito e nó na garganta. Drama, parecia atriz de novela mexicana.

O choro sofrido foi por não entender o motivo de tanto sofrimento para correr depois de tanto treinamento. Essa distância é conhecida, ela é minha amiga. Eu tenho preparo físico, me alimento direito, me alongo e me hidrato, o tempo está nublado. Onde foi que eu errei? O quanto não deve sofrer um atleta de elite quando quebra?

Resolvi parar de chorar depois de caminhar uns 2 minutos. Respiração normal, engoli o choro e voltei a correr. Depois de todo esse chororô ainda tive forças para estimular alguns corredores, abri imediatamente o sorriso ao avistar a placa de 8Milhas e fiquei ainda mais radiante ao escutar a voz do Sergio do outro lado da pista. Ele ganhou um beijo de longe, daqueles cinematográficos.

Pronto, energia e esperenças renovadas, correr era preciso. Nem olhava mais para o relógio (nike sportband, horrível). Sorrí mais um vez ao avistar a curva e dei uma parada rápida para beber uma água. Nesse momento fui supreendida por uma corredora: Vamos, estamos no mesmo ritmo, você não pode parar agora (essa menina caiu do céu!). E assim seguimos, no mesmo ritmo até a chegada. E ainda puxei mais uma que estava na nossa frente e foi diminuindo antes da chegada. A vida é assim, temos que fazer do limão uma limonada.

No final o desempenho nem foi tão sofrível, mas na minha cabeça de ovo de codorna eu havia falhado! Imaginem se tivesse quebrado mesmo e desistido da prova? Estaria chorando até agora.

Na última prova fizemos os 16km em 1:45:19 - 06:34 min/km.
Nesta prova fechamos assim:
Leo fez em 1:40:00 06:15 min/km - Novo recorde pessoal!
Sergio fez em 1:44:24 - 06:31 min/km - Novo recorde pessoal!
A chorona aqui fez em 1:49:45 - 06:51 min/km - Vou melhorar, vou melhorar.












Will, Leo e Sergio.










Sergio e eu (antes do chororô)



A chegada com as corredoras. A da direita me incentivou e eu incentivei a da esquerda. Palmas para nós!
Agradecendo a corredora que caiu do céu com o meu melhor e maior sorriso.











Sorriso emocionado para o Sergio. Eu consegui!












Registro da minha amiga Maria, 1º lugar 2,5 Milhas. Essa corre rápido, rápido demais.












Valeu? Sim, valeu. Saí dali mais forte e mais
feliz.













Will e sua irmã.




Hoje eu aprendi que desistir também é uma opção, a mais difícil. Mas decidi utilizá-la somente quando faltar forças até mesmo para caminhar.
Decidir continuar correndo e encarar que esse é o seu melhor no dia de hoje pode ser dolorido demais, mas cruzar o pórtico depois de tomar essa decisão tem um sabor mais do que especial. Venci meus medos!
Abaixo o resultado do Garmin do Sergio.

8 comentários:

  1. Isso aí, Adriana, é assim que se fala! É normal ficar emotiva depois de todos os treinos e com toda a endorfina no corpo! meu treino hoje també foi bem ruim, mesmo com a temperatura excelente. É nesses dias que aprendemos mais... Parabéns por ter tido coragem de seguir adiante!
    bjs
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que vc não tenha treinado o suficiente..Acredito sim na expectativa excessiva, na vontade de fazer o melhor sempre, no excesso de confiança como vc mesma disse. Vc é capaz e não é essa prova que lhe fará uma corredora frustrada e chorona...rs...Ainda choraremos tanto...por um calo, por uma bolha, por um pódio, por um ótimo resultado..Foque na p´roxima competição...só isso...vc já é vencedorapor ter engolido o choro e chegado até o fim...

    parabéns...

    bjs e ótimos treinos

    www.lucy-justrun.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Drica,
    Tenho a impressão que esta corrida fortaleceu muito o seu espírito. Acho que daqui prá frente não vai existir nenhuma barreira entre você e a linha de chegada. Parabéns para o maridão que deu apoio e as amigas que deram carona até o a 10ª milha. Medalhão?!
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  4. Oi Drica, este turbilhão de emoções faz parte de nós mulheres....Tb já chorei em um treino sofrido, e foi assim como vc, num percurso super conhecido mas não tinha mais forças. Chorar as vz é tão bom, lava alma e rapidinho a gente sacode a poeira, assim como vc fez.

    Bjs

    Lu

    ResponderExcluir
  5. Oi Dri.. que aventura essa hein amiga..
    Poxa vida.. o que será que aconteceu de fato.. acho que deve ser o psicologico mesmo.. vc deve ter se cobrado demais...
    mas que bom que no final deu tudo certo.. Eu já pensei em desistir em varias corridas... mas tbem nunca tive coragem de fazer..rs
    Parabéns querida... bola pra frente.. a vida é assim, cheia de surpresas..rs

    bjs
    Jacke

    ResponderExcluir
  6. Show de bola Adriana!
    Eu podia ter corrido com vocês mesmo... mas meu joelho não tá legal de novo... =[

    bjos e abçs!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Drica, apesar de tudo o que você passou na prova você fez o melhor, concluiu o percurso todo e isso é digno de vencedores, pois correr não é tão fácil como parece.
    Parabéns e que tu continues firme na passada.
    Parabéns também ao Sérgio.

    Abraço e bons treinos a todos.


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Drica e Sérgio,

    Estou mega atrasada nos comentários, né?! Mil desculpas!!!

    Até eu fiquei emocionada com o seu relato e quase chorei....rs. Parabéns por vc ter vencido a vc mesma. Desistir nunca, jamais!!!

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir